segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Capeta

Edílson da Silva Ferreira mais conhecido como somente Edílson, tem sua história marcada no Corinthians como um dos maiores dribladores. O jogador baiano nascido em 1971 esteve no Corinthians  de 1997 a 2000. Sua passagem no Alvinegro lhe rendeu momentos mágicos, mas também momentos polêmicos.
Um de seus momentos polêmicos no Corinthians foi as famosas embaixadinhas desmoralizantes feitas no clássico contra o Palmeiras na final do campeonato paulista de 1999 o qual saiu campeão, o que resultou em uma confusão generalizada em campo, mas que também lhe rendeu status com a torcida Fiel.
Edílson conquistou com o Corinthians os títulos brasileiros de 1998 e 1999. Conquistou também o Mundial de Clubes da FIFA de 2000, onde marcou um dos gols inesquecíveis que até hoje vive na memória do torcedor no empate contra o Real Madrid, quando ele colocou a bola entre as pernas do francês Karembeu o mesmo que antes da partida disse não conhecê-lo, assinando um golaço e mostrando seu cartão de visita.
Sua saída do Corinthians foi conturbada com uma confusão com torcedores, após a eliminação da Libertadores de 2000, mas ele sem dúvidas deixou seu nome na história do clube Edílson o Capeta !


O Paredão Alvinegro

Gilmar dos Santos Neves, goleiro nascido em 1930 em Santos passou por fases distintas vestindo a camisa do Alvinegro de Parque São Jorge. Para quem viu e acompanhou somente seus primeiros passos no Corinthians deve imaginá-lo como um goleiro ruim, quando ao ser contratado pelo Corinthians junto ao Jabaquara após uma conturbada negociação envolvendo outro jogador, Gilmar foi crucificado e tido como culpado da goleada sofrida para a Portuguesa por 7 a 3, o que levou a seu afastamento do restante do Paulistão.
No ano seguinte Gilmar volta a meta Corinthiana e volta com tudo. O mesmo que contestado e condenado passou a ser considerado um dos melhores goleiros do país. Suas defesas renderam inúmeros adjetivos: arrojado, seguro, elástico, confiável e todo o esse trabalho lhe deu a credibilidade para vestir a camisa amarelinha da seleção brasileira com a qual foi campeão mundial em 1958.
Sua saída do Corinthians foi vista como um dos maiores erros da diretoria, onde o então presidente dizia que o jogador fazia corpo mole, deixando assim o jogador livre para assinar com o alvinegro praiano o Santos, onde foi bi mundial.
 Gilmar saiu do Corinthians tendo conquistado 3 títulos paulista de 1951, 1952, 1954 e 2 torneios Rio-São Paulo de 1953 e 1954 e com um apelido: Paredão Alvinegro.

 



quinta-feira, 21 de julho de 2011

São Marcos !!

 Marcos Roberto Silveira Reis ou simplesmente Marcão como ele é chamado, nascido em 4 de agosto de 1973 em Oriente-SP, o goleiro fez sua história no futebol.
Com seu 1,93m de altura Marcos em toda sua carreira profissional como goleiro defendeu apenas um clube a Sociedade Esportiva Palmeiras, mas antes de chegar ao clube em 1992, atuou nas categorias de base do Lençoense modesto clube da cidade de Lençóis Paulista.
Ainda com 18 anos de idade Marcos estreou na equipe titular com a camisa alviverde em um amistoso, porém continuava sendo reserva nas competições oficiais.
Marcos conseguiu a titularidade em 1999 se tornando a partir daí um dos grandes ídolos do Palmeiras. Ele chegou a titularidade devido a contusão do então goleiro titular Velloso. Neste mesmo ano o Palmeiras conquistou a Copa Libertadores da América, onde Marcão fez suas melhores partidas contra o Corinthians seu maior rival, com defesas milagrosas levando a decisão para os pênaltis e consequentemente eliminando-o, passando a ser chamado de São Marcos. No ano seguinte São Marcos reforçou ainda mais sua condição de ídolo e mais uma vez teve uma grande presença contra o Corinthians na Copa Libertadores da América eliminando mais uma vez o rival nos pênaltis, defendendo o pênalti cobrado por um dos ídolos da história alvinegra Marcelinho Carioca, mesmo sendo eliminado posteriormente pelo Boca Juniors.
São Marcos não brilhou apenas no Palmeiras, em 2002 foi goleiro titular da seleção Brasileira, sendo campeão do mundo, nesse mesmo ano foi eleito o terceiro melhor goleiro do mundo ficando atrás somente de Oliver Kahn e Iker Casillas.
Marcos é o segundo goleiro da história do Palmeiras a ter mais partidas realizadas, somente Emerson Leão possui mais partidas que ele, nem as lesões e os problemas crônicos o impediram de realizar  mais de 500 partidas de dedicação ao clube por qual tem um enorme amor e identificação.

domingo, 17 de julho de 2011

Grané o zagueiro com o maior número de gols do Corinthians !!

Pedro Grané marcou época no Corinthians, nascido em 10 de novembro de 1897 em São Paulo, o zagueiro  tinha faro de artilheiro e foi apelidado de 420, calibre do maior canhão fabricado pelos alemães na época da primeira Guerra Mundial pela potência de seu chute. 
 Grané esteve no Corinthians do ano de 1924 a 1932 e neste período atuou por 179 partidas, conquistou 4 títulos paulistas e o que chama a atenção foram os seus 50 gols marcados, tornando-se o zagueiro com o maior número de gols marcados pela equipe paulista em toda a sua história.
Pedro Grané tinha uma potência incrível em seus chutes balançando as redes em cobranças de falta, pênaltis e até escanteios. Isto lhe rendeu várias histórias sobre a força de seus chutes que continuam vivas mesmo após sua morte em 1985 tornando-se uma lenda. Diz suas histórias que aquele que duvidava de sua força se dava mal, como o que teria acontecido com o goleiro Jaguaré, que fraturou  os pulsos ao tentar defender um pênalti cobrado por Grané.

Paulo Borges e a quebra do TABU !!

Paulo Luiz Borges ou apenas Paulo Borges, se tornou ídolo do Corinthians em um lance capital num clássico contra o Santos. Ele é um dos homens que derrubou um tabu terrível que perseguia o Alvinegro de Parque São Jorge.
Paulo Borges no clássico contra o Santos em partida realizada no dia 6 de março de 1968 marcou o gol que abriu o placar para o Corinthians na vitória por dois gols a zero, quebrando um tabu de 11 anos e 22 jogos sem vitória sobre o rival. Caía então neste dia um jejum sobre o Peixe e uma curiosidade é que Paulo Borges fazia apenas sua terceira partida com o manto sagrado alvinegro, ele que chegou ao Parque São Jorge em 1968 e lá permaneceu até 1974. Com o tempo Paulo começou a ser emprestado para outras equipes como Palmeiras, Ponta-grossense-PR, Vasco-SE até ser vendido para o Nacional-MA, mas foi no Corinthians que ele se tornou ídolo.
No último dia 15 de julho de 2011 Paulo Borges aos 66 anos de idade veio a falecer, deixando no Corinthians 235 partidas realizadas, 62 gols e um rompimento de tabu sobre o rival da baixada, por essas e outras Paulo Borges irá permanecer na memória do torcedor Corinthiano.



quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sebastian Vettel jovem e campeão !!

 O alemão Sebastian Vettel tornou-se o piloto mais jovem a ser campeão da Fórmula 1. Vettel começou sua carreira aos sete anos de idade ainda no kart, em 2004 Vettel conquistou o título do campeonato da F-BMW Alemã e nos anos seguintes passou a correr na F-3 Europeia  despertando o interesse da BMW. Vettel realizou testes que o levaram a equipe, onde se tornou o terceiro piloto da BMW em 2006, onde realizava treinos livres. Em 2007, com dezenove anos se tornou o piloto mais jovem a participar de um evento da Fórmula 1, quando substituiu Robert Kubica no grande prêmio dos Estados Unidos, terminando em oitavo lugar, marcando seu primeiro ponto na competição.
Ainda em 2007 acontecia mais uma mudança, Vettel foi confirmado como piloto da escuderia Toro Rosso. Sua primeira vitória na Fórmula 1, aconteceu em 14 de setembro de 2008 no grande prêmio da Itália, estando ele com apenas vinte e um anos de idade.
Sebastian Vettel teve uma grande mudança em sua carreira ao passar a integrar a equipe da Red Bull Racing em 2009, sendo contratado após a aposentadoria de David Coulthard no fim de 2008. Neste mesmo ano Vettel terminou o mundial de Fórmula 1 na segunda colocação.
Em 2010, o alemão não começou bem a temporada, tendo inclusive que abandonar a segunda prova. Sua primeira vitória na temporada aconteceu no grande prêmio da Malásia, superando até mesmo Mark Webber , seu companheiro de equipe. Após ganhar cinco grandes prêmios na temporada e sem ter liderado o campeonato antes da última prova em 14 de setembro, Vettel se tornou campeão da categoria com apenas vinte e três anos de idade.
Em 2011, Vettel começou muito bem o campeonato já tendo as mesmas cinco conquistas de grandes prêmios que conquistou quando foi campeão em 2010, porém somente no fim desta temporada saberemos se Sebastian Vettel continuará com este desempenho vencedor.



terça-feira, 17 de maio de 2011

Messi simplesmente o melhor do mundo !

Lionel Andrés Messi ou simplesmente´´ o melhor jogador do mundo`` !
Lionel Messi, jogador argentino, desde pequeno demonstrou um grande apego ao futebol. Seus primeiros passos no futebol vieram quando Messi foi chamado pelo técnico de um pequeno clube chamado Abanderado Grandoli para completar o time, quando tinha apenas quatro anos. Messi jogou na categoria baby do Grandoli, onde ele se sobressaia entre os garotos mais velhos. Só que a passagem de Lionel pela categoria baby não durou muito tempo, pois seus pais tiveram que tirá-lo por falta de dinheiro. Com sete anos Lionel ingressou nas menores categorias do Newell`s Old Boys, mas ele não se contentava em jogar ali. Aos onze anos se soube do problema hormonal que Messi sofria e que afetava seu crescimento. Para esse problema era preciso fazer um tratamento que tinha um alto custo, porém Lionel fez o tratamento por um ano e meio só que seus pais não tiveram condições financeiras de prosseguir com ele e como o Newell`s não quis custear o tratamento, seu pai Jorge Messi decidiu oferecê-lo ao River Plate e essa oferta fez com que o Newell`s voltasse atrás, mas o que não adiantou. Jorge Messi resolveu apostar no exterior e foram para Catalunha na Espanha, onde ficaram na casa de uma prima da mãe de Jorge. Na Espanha Lionel começou a ser observado por um olheiro do Barcelona, que o recomendou para testes no clube. Lionel com então treze anos e 1,40m de altura, passou a fazer parte do Barcelona que custeou seu tratamento e a mudança de sua família para a Espanha.
Leo como é chamado, foi integrado ao time principal na temporada 2003/2004 com dezesseis anos em um amistoso no dia 16 de novembro de 2003, mas sua primeira partida em um jogo oficial só veio acontecer no dia 16 de outubro de 2004. Com o tempo Lionel foi ganhando confiança e ganhando espaço no time azul-grená. Na temporada 2008/2009 Lionel Messi já tinha definitivamente lugar cativo no time principal, conquistando títulos e batendo metas históricas.
Messi na seleção Argentina estreou em 2005, quando foi convocado para a seleção sub-20 para acabar definitivamente com as esperanças de a Espanha naturalizá-lo.
Hoje prestes a completar 24 anos de idade Leo já coleciona vários títulos no Barcelona: La liga: 2004/05; 2005/06; 2008/09; 2009/10 e 2010/11; Copa Del Rey; 2008/09; Super copa da Espanha : 2005; 2006; 2009 e 2010; UEFA Champions League: 2005/06 e 2008/09; UEFA Super Cup 2009; Mundial de clubes 2009; Copa da Catalunha 2003/04; 2004/05 e 2006/07, Messi também ganhou com a seleção Argentina Mundial sub-20 em 2005 e os Jogos Olímpicos em 2008 onde conquistou a medalha de ouro, além de todos esses títulos Lionel Messi também ganhou vários títulos individuais, sendo eleito duas vezes o melhor jogador do mundo.
Como explicar o talento incontestável desse crack argentino que faz o impossível se tornar simples? Só o tempo irá mostrar o que Lionel Messi com seu talento ainda reserva para os admiradores de seu futebol.     
     

terça-feira, 26 de abril de 2011

Idário sinônimo de raça !

Descendente de espanhóis Idário Sanches Peinado, nascido em 7 de maio de 1927 em São Paulo-SP foi um médio-direito ( lateral direito ) formado nas categorias de base do Corinthians. Idário faleceu em 18 de setembro de 2009,  quando lutava contra problemas respiratórios.
Ele foi um dos primeiros a descobrir a importância que a torcida do Corinthians dá para a raça demonstrada dentro de campo. Idário nunca teve como seu ponto forte o talento, técnica ou era um goleador, porém conseguiu se tornar tão ídolo quanto outros craques de sua geração justamente por sua dedicação, por dar a vida em cada jogo, que definitivamente conquistou a Fiel torcida que  empurrava o dentro de campo com o grito : ´´Pega ele Idário``.
 Idário era conhecido como Sangue Azul e tinha a missão de marcar pontas-esquerdas de muito talento. Idário não poupava energia em campo e muitas vezes entrando para machucar os seus adversários.
Idário vestiu a camisa alvinegra de 1949 até 1959. Ele atuou  pelo  Corinthians  por 475 partidas e marcou 6 gols, conquistando três títulos paulistas sendo eles de 1951, 1953 e 1954 e três torneios Rio-São Paulo de 1950, 1953 e de 1954.
Idário tornou-se ídolo por sua dedicação e raça e deixou saudades após sua morte, mas também deixou um exemplo de honestidade e empenho. Idário jamais será esquecido e sobreviverá  na memória de todos.
                                         Arquivo/AE

sábado, 23 de abril de 2011

Escudo: Sociedade Esportiva Palmeiras

O Palmeiras sempre carregou a letra P em seus uniformes. Quando disputou sua primeira partida o então Palestra Itália hostentava em seu uniforme as letras P e I na cor branca com forma arcaica ao lado esquerdo do peito. No ano seguinte em 1915, por decisão da diretoria do clube foram importadas camisas da Itália que carregavam a Cruz de Savóia. E essa permaneceu somente por um ano, pois no ano seguinte a Cruz de Savóia foi substituida. Novamente foi utilizado as letras P e I, porém desta vez com mudanças. As letras P e I viriam então abrigadas dentro de um triângulo da cor verde, o que também não deu muito certo, pois o escudo sofreria novas mudanças no ano seguinte. Em 1917 o triângulo que envolvera as letras P e I deixa de existir e passa a dar lugar a um círculo, além disso as cores também se alteram. A letra P passa a ser verde e I vermelha, que eram abrigadas no círculo de cor branca. A disposição das cores após alguns anos mudaria mais uma vez e isso ocorre em 1938 quando a letra P passa a ser branca e fundo verde. Depois de tantas mudaças de cor, porém ainda não satisfeitos mudaram novamente passaram a ser as letras P e I de cor vermelha em fundo verde.
A mudança do nome para Palmeiras em 1942 fez com que a letra I desaparecesse do escudo juntamente com a cor vermelha, sobrevivendo apenas a letra P no centro de seu distintivo.
Em 1959 a letra P diminuiu seu tamanho, foram postas oito estrelas que faz  referencia ao mês em que o clube foi criado e ao número de títulos paulista conquistados ainda com Palestra Itália, acompanhadas do nome Palmeiras e é assim que o vemos até os dias atuais.

              

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Escudo : Sport Club Corinthians Paulista

O escudo do Corinthians , foi inicialmente criado apenas em 1913 para disputa da eliminatoria da Liga Paulista de Futebol, pois antes disputava somente torneios de futebol de várzea e por isso não carregava nenhum distintivo. Esse primeiro escudo tinha apenas as letras C e P (de Corinthians e Paulista) que eram enlaçadas uma nas outras. Porém esse escudo só foi utilizado até o ano seguinte, pois Hermógenes Barbuy irmão de Amilcar Barbuy que fez história no clube de Parque São Jorge, criou realmente o primeiro escudo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, onde ele acrescentou a letra S (de Sport ) e uma moldura para as letras, tendo então como produto final as inicias SCP, que foi estreiado contra o Tourino, um time Italiano durante um amistoso.
Apartir de 1919, o escudo passa por mais mudanças. O time Alvinegro passa a carregar o bandeira do Estado de São Paulo no centro de seu distintivo.
Em 1939, o clube modificou o seu escudo mais uma vez. O escudo ganha uma corda que rodeia o circulo, dois remos e uma âncora. Adições essas que geram muitos questionamentos. Porque teria o escudo uma âncora e remos? A âncora, os remos e as cordas faz alusão ao sucesso do clube nos esportes náuticos que marcam a história do clube ! O escudo foi criado pelo pintor modernista e que também fez parte do segundo quadro de jogadores do clube na época de 1920, Francisco Rebolo.
Desde então o escudo Alvinegro passou por pequenas alterações até chegar ao que conhecemos atualmente. Em 1990 foi adicionada a primeira estrela, em alusão ao primeiro título brasileiro conquistado naquele ano, depois vieram as estrelas dos títulos nacionais de 1998, 1999 e 2005 e acima delas uma estrela maior que símboliza a conquista do Mundial de Clubes organizado pela FIFA conquistado pela equipe no ano de 2000.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os escudos dos times !

Cada clube de futebol ou de outras modalidades possuem um escudo, que é hostentado com orgulho por quem os carrega.
Cada time possui seu escudo, mas é comum vermos muitos escudos semelhantes como no caso dos escudos do Vitória e do Fluminense ou do Fortaleza com o do São Paulo.
Os escudos geralmente são criados quando se inicia o clube, porém com o passar dos anos muitos deles sofrem mudanças, algumas vezes drásticas, outras vezes mínimas.
Mas qual é a maior função de um escudo ?  Na maioria das  vezes esses escudos demonstram a história do clube, as cores do time, suas vitórias e conquistas. Por essas e por outras, todos os torcedores tem orgulho de bater no peito e demonstrar seu amor pelo clube.

quarta-feira, 30 de março de 2011

O Super Zé ou Cavalo de Aço

José Maria Rodrigues Alves ou simplesmente Zé Maria que nasceu em 18 de maio de 1949 em Botucatu-SP , vestiu a camisa do Corinthians por mais de 13 anos . Zé Maria era lateral direito e iniciou sua carreira na Portuguesa para a tristeza de seu pai seu Durvalino que era corintiano fanático.Zé Maria acabou fazendo duas promessas à seu pai . Uma das promessas foi que defenderia o Alvinegro de Parque São Jorge e outra é que seria campeão pelo clube .A primeira promessa foi  cumprida em 1970 quando se transferiu para o Parque São Jorge , já a segunda custou a chegar , mas veio quando era capitão do Corinthians em 1977 , onde Zé Maria foi o primeiro a levantar o troféu desde o jejum corintiano que se prolongava desde fevereiro de 1955 onde Cláudio tinha sido o último a erguer uma taça .
Em mais de 13 anos defendendo e vestindo o manto sagrado Zé Maria realizou 599 partidas e marcou 17 gols , conquistando 4 títulos paulista , sendo eles os de 1977 , 1979 , 1982 e 1983. Também nesses anos dedicado ao clube de Parque São Jorge Zé Maria ganhou alguns apelidos devido seu vigor físico , e sua raça e entrega dentro de campo ,que lhe permitia atacar e defender os 90 minutos , entre esses apelidos os que realmente ficaram marcados foram : Super Zé , Cavalo de Aço e Robô .

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ronaldo Fenômeno : Talento e Superação

Seu nome é Ronaldo Luís Nazário de Lima ou somente Ronaldo Fenômeno !
O dia 14 de fevereiro de 2011 vai ficar marcado para sempre no futebol mundial pois esse dia marcou a despedida do maior artilheiro de todas as Copas do Mundo , Ronaldo Fenômeno se aposentou do futebol aos 34 anos com 8 cirurgias e muitas dores após 18 anos de carreira . O mundo do futebol parou para ver sua declaração de despedida que aconteceu na sala de emprensa do CT Joaquim Grava do Corinthians , onde muitos  jornalistas ,fotográfos até mesmo estrangeiros se aglomeraram para poder registrar o adeus do Fenômeno .
Sua despedida foi regada de muita emoção por parte de todos .Acompanhado do presidente do clube paulista Andrés Navarro Sanchez e dos filhos Ronald e Alex , Ronaldo agradeceu a todos que estiveram presentes em sua carreira e pediu desculpas pelo fracasso no projeto Libertadores de América com o Alvinegro.
Somente um jogador como Ronaldo consegue ser idolatrado por todos nos lugares por onde construiu sua carreira de muito sucesso e com muitas barreiras , sendo ídolo na Espanha de Madridistas e de Barcelonistas na Itália ídolo de torcedores do Milan e da Inter de Milão e é amado por brasileiros em um todo e não somente por torcedores do Corinthians por tudo que fez vestindo a camisa da seleção Brasileira .
O sentimento que fica após seu adeus do futebol é o de gratidão e também o de saudade por perder sua genialidade dentro do campo.

´´ Pra Sempre Fenômeno ! ``

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Casagrande o artilheiro politizado !

Seu nome é Walter Casagrande Júnor nasceu no dia 15 de abril de 1963 foi um dos ídolos da história do Corinthians , Casagrande foi símbolo da juventude no início dos anos 80 com sua irreverência e estilo libertário .Revelado no Terrão , saltou para o time profissional no começo de 1982 , durante a Taça de Prata , espécie de  Segunda Divisão da época .Logo na estréia , em 3 de fevereiro , deixou sua cartão de visita  ao marcar quatro gols na vitória por 5 a 1 sobre o Guará-DF .Ele conseguia aliar raça , inteligência e oportunismo .A parceria com Socrátes , então seu melhor amigo , permitiu o surgimento da Democracia Corintiana e rendeu muitos gols , ele foi artilheiro do Paulitão de 1982 , com 28 gols .Casão , como também é chamado , sagrou-se bicampeão estadual em 1982 e 1983 . O centroavante conseguiu se emocionar com a Fiel até mesmo quando defendia outra equipe . Em 1983 , enquanto atuava pelo Flamengo , ouviu o coro da torcida  no pacaembu :´´Volta Casão !Seu lugar é no Timão !``
No ano seguinte , o artilheiro atendeu o pedido e retornou numa passagem curta , que ao menos permitiu que ele ultrapassasse a marca dos cem gols pelo Coringão ! Ao longo de sua passagem foram 256 jogos e 103 gols marcados vestindo o manto sagrado do Corinthians .
  

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um Colombiano com a cara do Timão !

Seu nome é Freddy Eusebio Gustavo Rincón Valencia  ,mas conhecido mesmo por apenas Rincón , nasceu em 14 de agosto de 1966 em Buenaventura na Colômbia. Jogava na posição de volante e vestiu  o manto alvinegro  sagrado do Corinthians de 1997 a 2000 e 2004 .Ele realizou 158 partidas e marcou 11 gols e nesse período conquistou títulos importantes pelo clube . Os títulos conquistados pelo Colombiano foram o Paulistão de 1999 , os Brasileiros de 1998 e 1999 e o mundial FIFA de 2000 .
O título Mundial de Clube da FIFA era um dos poucos que faltavam para sua lista ,mas  o colombiano o garantiu com a camisa do Timão em 2000 .Rincón tinha a condição de capitão e levantou a taça após vitória nos penâltis sobre o Vasco , no Maracanã .Antes , o craque já havia sido campeão por Real Madrid  , América de Cali da Colômbia ...Rincón  também disputou  três Copas do Mundo  em 1990, 1994 e 1998, fazendo parte da melhor geração da história de seu país .
Rincón foi contratado pelo Corinthians em 1997 e encarou um enorme desafio : abandonar a posição de meia para se tornar volante . No começo , foi alvo de críticas , porque era considerado muito lento . Porém , ao lado de  Vampeta , Marcelinho Carioca e Ricardinho , formou um dos melhores meios campo da história do Corinthians.
Sua saída em 2000 foi para lá de conturbada , ao anunciar repentinamente que não jogaria mais pelo clube .Dias depois , apareceu com a camisa do Santos . Apesar da ira da torcida  , retornou ao Alvinegro de Parque São Jorge em 2004 com 37 anos de idade para sua despedida definitiva e é ídolo até hoje.