Escudo: Sociedade Esportiva Palmeiras
O Palmeiras sempre carregou a letra P em seus uniformes. Quando disputou sua primeira partida o então Palestra Itália hostentava em seu uniforme as letras P e I na cor branca com forma arcaica ao lado esquerdo do peito. No ano seguinte em 1915, por decisão da diretoria do clube foram importadas camisas da Itália que carregavam a Cruz de Savóia. E essa permaneceu somente por um ano, pois no ano seguinte a Cruz de Savóia foi substituida. Novamente foi utilizado as letras P e I, porém desta vez com mudanças. As letras P e I viriam então abrigadas dentro de um triângulo da cor verde, o que também não deu muito certo, pois o escudo sofreria novas mudanças no ano seguinte. Em 1917 o triângulo que envolvera as letras P e I deixa de existir e passa a dar lugar a um círculo, além disso as cores também se alteram. A letra P passa a ser verde e I vermelha, que eram abrigadas no círculo de cor branca. A disposição das cores após alguns anos mudaria mais uma vez e isso ocorre em 1938 quando a letra P passa a ser branca e fundo verde. Depois de tantas mudaças de cor, porém ainda não satisfeitos mudaram novamente passaram a ser as letras P e I de cor vermelha em fundo verde.
A mudança do nome para Palmeiras em 1942 fez com que a letra I desaparecesse do escudo juntamente com a cor vermelha, sobrevivendo apenas a letra P no centro de seu distintivo.
Em 1959 a letra P diminuiu seu tamanho, foram postas oito estrelas que faz referencia ao mês em que o clube foi criado e ao número de títulos paulista conquistados ainda com Palestra Itália, acompanhadas do nome Palmeiras e é assim que o vemos até os dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário