terça-feira, 26 de abril de 2011

Idário sinônimo de raça !

Descendente de espanhóis Idário Sanches Peinado, nascido em 7 de maio de 1927 em São Paulo-SP foi um médio-direito ( lateral direito ) formado nas categorias de base do Corinthians. Idário faleceu em 18 de setembro de 2009,  quando lutava contra problemas respiratórios.
Ele foi um dos primeiros a descobrir a importância que a torcida do Corinthians dá para a raça demonstrada dentro de campo. Idário nunca teve como seu ponto forte o talento, técnica ou era um goleador, porém conseguiu se tornar tão ídolo quanto outros craques de sua geração justamente por sua dedicação, por dar a vida em cada jogo, que definitivamente conquistou a Fiel torcida que  empurrava o dentro de campo com o grito : ´´Pega ele Idário``.
 Idário era conhecido como Sangue Azul e tinha a missão de marcar pontas-esquerdas de muito talento. Idário não poupava energia em campo e muitas vezes entrando para machucar os seus adversários.
Idário vestiu a camisa alvinegra de 1949 até 1959. Ele atuou  pelo  Corinthians  por 475 partidas e marcou 6 gols, conquistando três títulos paulistas sendo eles de 1951, 1953 e 1954 e três torneios Rio-São Paulo de 1950, 1953 e de 1954.
Idário tornou-se ídolo por sua dedicação e raça e deixou saudades após sua morte, mas também deixou um exemplo de honestidade e empenho. Idário jamais será esquecido e sobreviverá  na memória de todos.
                                         Arquivo/AE

sábado, 23 de abril de 2011

Escudo: Sociedade Esportiva Palmeiras

O Palmeiras sempre carregou a letra P em seus uniformes. Quando disputou sua primeira partida o então Palestra Itália hostentava em seu uniforme as letras P e I na cor branca com forma arcaica ao lado esquerdo do peito. No ano seguinte em 1915, por decisão da diretoria do clube foram importadas camisas da Itália que carregavam a Cruz de Savóia. E essa permaneceu somente por um ano, pois no ano seguinte a Cruz de Savóia foi substituida. Novamente foi utilizado as letras P e I, porém desta vez com mudanças. As letras P e I viriam então abrigadas dentro de um triângulo da cor verde, o que também não deu muito certo, pois o escudo sofreria novas mudanças no ano seguinte. Em 1917 o triângulo que envolvera as letras P e I deixa de existir e passa a dar lugar a um círculo, além disso as cores também se alteram. A letra P passa a ser verde e I vermelha, que eram abrigadas no círculo de cor branca. A disposição das cores após alguns anos mudaria mais uma vez e isso ocorre em 1938 quando a letra P passa a ser branca e fundo verde. Depois de tantas mudaças de cor, porém ainda não satisfeitos mudaram novamente passaram a ser as letras P e I de cor vermelha em fundo verde.
A mudança do nome para Palmeiras em 1942 fez com que a letra I desaparecesse do escudo juntamente com a cor vermelha, sobrevivendo apenas a letra P no centro de seu distintivo.
Em 1959 a letra P diminuiu seu tamanho, foram postas oito estrelas que faz  referencia ao mês em que o clube foi criado e ao número de títulos paulista conquistados ainda com Palestra Itália, acompanhadas do nome Palmeiras e é assim que o vemos até os dias atuais.

              

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Escudo : Sport Club Corinthians Paulista

O escudo do Corinthians , foi inicialmente criado apenas em 1913 para disputa da eliminatoria da Liga Paulista de Futebol, pois antes disputava somente torneios de futebol de várzea e por isso não carregava nenhum distintivo. Esse primeiro escudo tinha apenas as letras C e P (de Corinthians e Paulista) que eram enlaçadas uma nas outras. Porém esse escudo só foi utilizado até o ano seguinte, pois Hermógenes Barbuy irmão de Amilcar Barbuy que fez história no clube de Parque São Jorge, criou realmente o primeiro escudo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, onde ele acrescentou a letra S (de Sport ) e uma moldura para as letras, tendo então como produto final as inicias SCP, que foi estreiado contra o Tourino, um time Italiano durante um amistoso.
Apartir de 1919, o escudo passa por mais mudanças. O time Alvinegro passa a carregar o bandeira do Estado de São Paulo no centro de seu distintivo.
Em 1939, o clube modificou o seu escudo mais uma vez. O escudo ganha uma corda que rodeia o circulo, dois remos e uma âncora. Adições essas que geram muitos questionamentos. Porque teria o escudo uma âncora e remos? A âncora, os remos e as cordas faz alusão ao sucesso do clube nos esportes náuticos que marcam a história do clube ! O escudo foi criado pelo pintor modernista e que também fez parte do segundo quadro de jogadores do clube na época de 1920, Francisco Rebolo.
Desde então o escudo Alvinegro passou por pequenas alterações até chegar ao que conhecemos atualmente. Em 1990 foi adicionada a primeira estrela, em alusão ao primeiro título brasileiro conquistado naquele ano, depois vieram as estrelas dos títulos nacionais de 1998, 1999 e 2005 e acima delas uma estrela maior que símboliza a conquista do Mundial de Clubes organizado pela FIFA conquistado pela equipe no ano de 2000.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os escudos dos times !

Cada clube de futebol ou de outras modalidades possuem um escudo, que é hostentado com orgulho por quem os carrega.
Cada time possui seu escudo, mas é comum vermos muitos escudos semelhantes como no caso dos escudos do Vitória e do Fluminense ou do Fortaleza com o do São Paulo.
Os escudos geralmente são criados quando se inicia o clube, porém com o passar dos anos muitos deles sofrem mudanças, algumas vezes drásticas, outras vezes mínimas.
Mas qual é a maior função de um escudo ?  Na maioria das  vezes esses escudos demonstram a história do clube, as cores do time, suas vitórias e conquistas. Por essas e por outras, todos os torcedores tem orgulho de bater no peito e demonstrar seu amor pelo clube.